Abdominoplastia: como lidar com a flacidez abdominal

A abdominoplastia, também conhecida como dermolipectomia abdominal, é uma cirurgia plástica bastante realizada, principalmente devido à insatisfação com a flacidez do abdome, a qual é formada pelo acúmulo de gordura ou pelo excesso de pele na região. Processos como a gravidez, como aumento ou perda substancial de peso ou até mesmo como o envelhecimento natural estão por trás deste fenômeno, que é dificilmente revertido com apenas dietas e exercícios Assim, a abdominoplastia é uma alternativa a essas situações e, por isso, destacamos abaixo algumas informações sobre o procedimento:

Ficha técnica da abdominoplastia.
1) Quantos quilos é possível emagrecer com a abdominoplastia?
Deve-se entender que a abdominoplastia não é um procedimento indicado para emagrecer, mas sim para tratar a flacidez e alterar o contorno do abdome. Entretanto, como é uma cirurgia que retira determinada quantidade de pele e de gordura da região abdominal, haverá certa redução no peso corporal, que deve variar de acordo com as características de cada paciente. Não é o volume retirado que definirá o resultado estético, mas sim as proporções que o abdome mantiver com o restante do tronco e com os membros.
2) Em quanto tempo é atingido o resultado?
O resultado começa a atingir o estágio definitivo após o período mínimo de seis meses, sendo maximizado entre o 12º e 18º mês do pós-operatório.
3) É verdade que será feito um novo umbigo?
Não. Em algumas técnicas de abdominoplastia o umbigo da própria paciente é recortado do excesso de pele e reinserido, permanecendo no mesmo nível em que se encontrava antes da cirurgia e podendo ser, se necessário, remodelado. Deve-se lembrar que, nestes casos, é provável a existência de uma cicatriz circundando o umbigo, e ela sofrerá a mesma evolução da cicatriz inferior.
4) Qual o tipo de maiô ou biquíni que se pode usar após a cirurgia?
Varia de acordo com o corpo e opinião de cada paciente. É importante lembrar que a cicatriz é geralmente colocada na marca do biquíni, podendo ser escondida com facilidade.
5) É possível ter filhos após a abdominoplastia? O resultado é mantido?
É recomendável que essa cirurgia seja realizada após a mulher já ter tido filhos, uma vez que seu principal objetivo é eliminar a flacidez. A gravidez não será afetada pela abdominoplastia, apenas o resultado da cirurgia será alterado.
6) Quais são as recomendações para a realização da abdominoplastia?
Além das recomendações gerais que você pode visualizar aqui, existem sugestões específicas para o pós-operatório da abdominoplastia, tais como evitar esforços por cerca de duas semanas, caminhar com ligeira flexão do tronco (curvada) nas primeiras semanas e aguarda liberação médica para iniciar uma nova dieta ou regime de emagrecimento.