Alimentação no pós-operatório: dicas para uma recuperação mais saudável


Apesar das cirurgias plásticas obterem ótimos resultados, eles só poderão ser mantidos caso a paciente procure colaborar através da adoção de uma rotina saudável, e grande parte da mesma está associada à alimentação. Essencialmente nos primeiros dias de pós-operatório, deve-se dar muita atenção àquilo que é consumido. Após o procedimento, o seu corpo estará inchado e dolorido, e a alimentação correta pode ajudar a aliviar esses sintomas - ou pode piorá-los. Para que o seu pós-operatório transcorra da melhor maneira possível, tenha sempre em mente as informações abaixo.


O que vai lhe ajudar?


Antes de tudo, beba sempre muita água. Manter-se hidratada no pós-operatório é fundamental para a sua recuperação, pois compensa a perda de líquidos e pode ajudar a diminuir o inchaço. Procure beber sucos naturais, principalmente compostos de frutas vermelhas ou cítricas (abacaxi, limão ou melão são ótimas escolhas), pois elas possuem nutrientes importantes para auxiliar o seu organismo. As frutas cítricas, em geral, são ricas em vitamina C, a qual fortalece o sistema imunológico e ajuda a evitar infecções. Procure também enriquecer a sua dieta com alimentos antioxidantes, como as folhas verdes, as frutas vermelhas e cítricas, o salmão, a castanha-do-pará, a farinha de linhaça e muitos outros. Além disso, por serem facilmente digeridos e possuírem quantidades signficativas de proteínas, os ovos e os ogurtes são uma boa escolha para sua dieta, assim como o abacate, o qual é rico em vitaminas. Portanto, procure alimentar-se de frutas, de verduras, de cereais e de alimentos ricos em fibras, em proteínas e em vitaminas.

O que você deve evitar?

Fique longe de doces e chocolates, pois eles não auxiliam na sua digestão e apresentam altos níveis de açúcar e gordura. Procure não ingerir leites e derivados, uma vez que eles podem prejudicar as funções intestinais, assim como a cafeína, que pode causar agitação e ansiedade. A ingestão de carnes vermelhas também deve ser evitada, pois a sua digestão sobrecarrega o organismo. Evite totalmente salgadinhos, frituras e outros alimentos que contenham gorduras trans ou saturadas, já que eles irão aumentar o nível de LDL (colesterol ruim) no seu corpo. Além disso, não utilize sal em excesso, e não ingira massas, feijão, grão-de-bico ou outros alimentos fermentativos, pois eles podem causar desconfortos digestivos. Por fim, lembre-se que você estará sobre medicação, então procure ficar longe de bebidas alcoólicas.


Featured Posts
Recent Posts
Posts em breve
Fique ligado...
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Av. Cristóvão Colombo, 3084,

Porto Alegre, RS, Brazil 90560-005

T +55 51 3362 3530

equipe@drviniciuslima.com

  • Facebook Social Icon
  • Screen Shot 2015-08-11 at 11.35.03 AM.png

© 2023 Dr Vinicius Lima. All rights reserved

Ganhe um livro de presente!

Clique aqui na capa e ganhe acesso imediato ao livro Sem Dúvida! Respostas Completas Sobre Cirurgia Plástica, criado pelo Dr. Vinícius para responder às 80 perguntas mais frequentes em consultório