Rinoplastia: a busca pelo nariz mais harmônico
A busca por um nariz que deixe o rosto mais proporcional e harmônico leva muitos pacientes aos consultórios de cirurgia plástica, a fim de encontrarem mais informações sobre a rinoplastia. Esse procedimento é conhecido por corrigir desproporções nasais e por deixar o paciente mais satisfeito com sua aparência estética. Para quem possui dúvidas sobre como funciona a cirurgia, como são seus resultados e seu processo de recuperação, é importante ler as informações abaixo.
Ficha técnica da rinoplastia.
1 - Quando é possível notar o resultado da rinoplastia?
A mudança é percebida logo após a cirurgia, apesar do inchaço e dos hematomas. Estes somem em algumas semanas, porém o inchaço permanece por alguns meses. Sendo assim, o resultado final é realmente atingido entre seis meses e um ano.
2 - É possível escolher a forma do nariz?
Não. Embora o médico leve em consideração os desejos do paciente, cada caso é avaliado especificamente, pois é necessário fazer as alterações dentro dos limites da face de modo que a aparência fique natural e equilibrada.
3 - A respiração é alterada com a rinoplastia?
A rinoplastia é utilizada para alterar a estética do rosto, sem influenciar na respiração. No entanto, a cirurgia pode ser associada com procedimentos funcionais como o de correção do septo nasal.
4 - Em que posição se deve dormir nos primeiros dias após a rinoplastia?
Sempre com a cabeça discretamente elevada do leito, apoiada num travesseiro. Manter-se com a face voltada para cima sempre que possível.
5 - O nariz sangra nos primeiros dias?
Existe um pequeno sangramento que é normal nas primeiras 48 horas. Entretanto, isso não deverá ser motivo de preocupação, pois um curativo de proteção, sobreposto a abertura do nariz, é conservado propositalmente, a fim de higienizar esse sangramento. Esse curativo adicional poderá ser trocado em casa, tantas vezes quanto necessário.
6 - Quando é possível tomar sol?
Enquanto houver manchas é aconselhável evitar a exposição solar. Assim, o paciente geralmente pode voltar a tomar sol após o período de 60 dias.
7 - Qual a evolução pós-operatória?
Até que se atinja o resultado almejado, diversas fases evolutivas são características deste tipo de cirurgia. Edemas, inchaço, manchas de infiltrado sanguíneo e dificuldade respiratória nos primeiros dias são comuns, e alguns pacientes apresentam estes fenômenos com menor ou maior intensidade que outros.
8 - Quais são as recomendações para aqueles que desejam se submeter à rinoplastia?
Além das recomendações gerais que podem ser encontradas aqui, existem algumas sugestões específicas para a rinoplastia, tais como:
Trocar o tampão externo tantas vezes quanto necessário.
Cuidados para com o gesso ou o imobilizador: não traumatizar o curativo, evitar a umidade.
Não se preocupar com as narinas obstruídas em caso de estar usando tampões. Aguarde a retirada dos mesmos, quando então o cirurgião poderá dar a orientação adequada.
Evitar sol por pelo menos quatro semanas.
Não usar óculos, até que seja autorizado. Caso seja imprescindível a utilização dos óculos, solicite orientação ao seu médico de como fazê-lo.